Os animais de estimação estão invadindo os lares brasileiros, enchendo a vida de muitas pessoas de amor, carinho e fofura. Quem não ama ter sempre por perto um amigo para cuidar, fazer companhia e encher de amor? E como essa relação é bonita! 

Com a pandemia e o isolamento social, os pets passaram a ocupar um espaço ainda mais importante, sendo aquela presença que fez toda diferença na vida de quem ficou impedido de encontrar seus entes queridos. 

Segundo uma estimativa do Radar Pet, no ano de 2021 o aumento no número de animais de estimação no Brasil foi de 30%, o que é um número expressivo.

É… Parece que as casas brasileiras precisarão de um espaço extra para esses amiguinhos que cada dia mais serão presença confirmadas nas famílias não é mesmo?

Os animais de estimação mais adorados pelos brasileiros são os cachorros, seguidos dos gatos. Por isso, hoje trouxemos para você algumas dicas para preparar a sua casa para receber esses moradores adoravelmente ilustres. 

Dicas para a construção da casinha do seu pet:

  • Tudo começa com a escolha do local, é importante que seu pet se sinta confortável e seguro. O local pode ser dentro ou fora da casa, sempre considerando que o animal não pode estar exposto a excesso de calor ou frio, dependendo da estação. 
  • A saúde do seu pet também precisa ser levada em consideração, por isso, opte por uma casinha onde ele permaneça em local seco, sem poeira e também distante de insetos e vermes, que podem trazer doenças para seu animalzinho. 
  • O material escolhido pode ser madeira ou plástico. É importante que o material seja durável e resistente às trocas de estações. Se a escolha for madeira, é preciso envernizar o interior e o exterior da casinha.
  • A base da casinha deve ser superior ao solo e deve estar forrada com cobertor que pode ser facilmente trocado.
  • O comprimento da casa deve ser uma vez e meia o comprimento do cão sem a cauda. Já a largura deve ser de  3/4 do comprimento do animal, sem considerar a cauda. Por fim, a altura deve ser ¼ além da altura da cabeça do pet. 
  • A entrada deve ser pouco superior ao tamanho do cão, de preferência retangular ou semicircular.
  • Se for pintar a casinha, use um material não-tóxico.
  • Opte por um telhado removível para facilitar a limpeza e não utilize carpetes fixos.
  • Planeje um local para comida e água do lado de fora da casinha.
  • E por fim, personalize a casinha do seu pet, ele merece, não é? Que tal uma plaquinha com o nome dele, ou até mesmo itens decorativos no exterior?

Confira algumas ideias criativas: