Para você que quer aproveitar o máximo do espaço em sua casa, não há nada melhor que construir uma piscina. Ter a possibilidade de se divertir com sua família e amigos nos dias quentes não tem preço! Sabendo disso, trazemos algumas dicas para você que quer construir uma área de lazer completa. Confira.

O primeiro passo, antes de tudo, é conferir o local onde você deseja construir. Nesta hora, uma avaliação minuciosa é essencial para detectar se o terreno tem as condições ideais. A presença de árvores, muito vento ou complicações no solo como pedras, lençol freático, tubulações, etc) podem encarecer o seu projeto. É essencial que bata um mínimo de sol na área, para poder aproveitar de verdade os dias de calor! Escolhido o lugar, já podemos começar a tirar o projeto do papel.

O custo médio de uma piscina gira em torno de oito mil reais, mesmo que você economize na mão de obra. Os modelos mais comuns são de alvenaria e fibra, então vamos falar deles abaixo:

Alvenaria

Decidir o tamanho, formato e profundidade da piscina são os passos que precedem a escavação. No caso da alvenaria, a estrutura ocupa um espaço de até 30 centímetros, então é necessário cavar um pouco mais para caber todo o projeto.

Os dutos de entrada e saída devem ser feitos antes do caixote da piscina, então faça todas as instalações necessárias antes de construir a estrutura. Um dos detalhes necessários a ser considerado é a queda no piso para escoamento da água no ralo – não esqueça!

Agora é hora de construir a estrutura! Para isso são feitas paredes com blocos estruturais em volta da área da piscina. É essencial que as paredes sejam reforçadas com ferragens e alguns construtores utilizam até uma camada dupla de paredes com o meio preenchido de brita, trazendo mais sustentação e segurança em toda a construção.

Com o “esqueleto” feito, você já pode construir o piso e partir para a impermeabilização. Os produtos mais utilizados são a argamassa impermeabilizante e a massa asfáltica. Muita atenção nesse processo, um trabalho bem feito vai garantir que sua piscina dure por décadas sem apresentar nenhum tipo de infiltração ou fraqueza estrutural.

Agora chegamos ao acabamento! Pastilhas e cerâmicas azuis são os revestimentos mais comuns, mas você pode ser criativo e adaptar quaisquer cores que quiser. Feito isso, é hora de encher de água e se preparar para curtir o próximo verão.

Fibra

No caso das piscinas de fibra, a instalação é bem mais fácil. Depois que decidir o modelo da piscina, a escavação deve ser feita no exato formato da peça a ser instalada. Lembre-se de deixar o espaço para a instalação dos dispositivos: as peças de aspiração e de retorno, o skimmer e o dreno de fundo. Especificamente no modelo de fibra, instale o ladrão, pois é fundamental que a água não passe o limite permitido, muito menos transbordar.

Em alguns projetos, os profissionais instalam uma caixa de concreto para diminuir o impacto da movimentação da terra, evitando rachaduras no vinil. Neste caso é necessário criar a estrutura como na piscina de alvenaria, respeitando os espaços para os dutos e equipamentos.

Feito isso, sua piscina de fibra está pronta para o uso, agora é só atentar à manutenção!

Se você não possui experiência na área de construção, será necessário ajuda de um profissional para elaborar o projeto e não sobrar espaço para erros. Agora, se você tem habilidade na construção civil, pode ser que sua piscina saia pelas suas próprias mãos! Lembre-se de separar todo o espaço para instalar os equipamentos na casa de máquinas e respeitar todas as etapas da construção.

Já está preparado para o próximo verão? Aproveite as nossas dicas e transforme aquela área extra na sua casa em uma piscina pra toda a galera!

Gostou? Compartilhe, comente e continue acessando o blog da Padrão para ficar por dentro de todas as nossas dicas para o seu terreno!

Siga a gente nas redes sociais e não perca nada ?

FACEBOOK
INSTAGRAM