Se as paredes da sua casa estão erguidas, está quase na hora de dar cor ao ambiente e pintar, com suas cores preferidas, o seu novo lar! Para isso, a Padrão traz algumas dicas para você evitar erros e aproveitar ao máximo essa experiência única que definirá, em grande parte, o ambiente onde você irá morar. Confira.

Pintar uma parede não é bicho-de-sete-cabeças, mas pode apresentar seus desafios para quem nunca botou a mão na massa – ou no caso, tinta. Além da clara economia com mão de obra, o processo se torna algo pessoal e o resultado final, desde que apresente qualidade, trará um sentimento de realização que só os pintores de primeira viagem conhecem.

O primeiro passo para pintar a sua casa é escolher a tinta. Para isso, é essencial que você já tenha em mente as cores principais para não comprar tintas que você não irá usar. Opte por uma paleta de cores clara com algum destaque em tom mais escuro. Por exemplo: em áreas grandes como a sala, você pode utilizar até 3 tons da mesma cor, dando prioridade para os tons claros onde o sol bate e utilizando os tons mais escuros para criar contraste nas áreas menos iluminadas. Escolhendo a tinta, você já pode seguir com nossas dicas:

1º – Faça o teste com as cores

As tintas podem apresentar cores bem diferentes quando aplicadas na parede, então sugerimos que você comece fazendo um teste com as tintas que você comprou para confirmar se é a cor que você realmente quer.

2º – Limpe a parede a ser pintada

Se a superfície a ser pintada estiver suja ou desnivelada, o acabamento pode sair de forma errônea e acabar pedindo uma nova demão. Para isso, limpe bem a superfície e, de preferência, lixe também. Uma parede limpa, lisa e uniforme é a tela perfeita para você pintar sua arte.

3º – Proteja os lugares que não serão pintados

O papelão, jornal e fita crepe são seus maiores aliados na hora de não deixar a tinta ir onde ela não deve. Rodapés, portas e piso devem sempre ser protegidos para não te causar dor de cabeça mais tarde. Lembre-se sempre de reforçar a proteção do local que você está pintando atualmente, pois a tinta pode atravessar a camada protetora e deixar péssimas surpresas.

4º – Confira a previsão do tempo

Um dia muito quente e seco pode fazer com que a tinta seque rápido demais, criando manchas e necessitando de mais demãos para que a cor fixe na parede. Por outro lado, um dia muito frio e chuvoso pode atrasar este processo e criar até bolhas em sua parede. A temperatura ideal para pintura é em torno dos 24 e 30 Cº e a umidade entre 40 e 60%, então programe-se!

Com isso em mente, você já está mais preparado para dar o primeiro passo na carreira de pintor ou pintora amador e trazer cor para dentro da sua casa. Lembre-se sempre que a pintura é um processo de aprendizado e que todo erro pode ser coberto por mais uma camada de tinta ?

Continue por dentro e acompanhe nossas dicas para a sua casa!