Terreno Aclive ou Declive
Para determinar se um terreno está em aclive ou declive basta observar a rua na frente dele. Se a partir dela, vemos um terreno subindo, é um aclive. Por outro lado, se a área estiver abaixo do nível da rua, consideramos que ela está em declive. Essas diferenças entre o início e o final do lote podem ser pequenas, apenas saltando a casa alguns degraus, ou a ponto de pilares de sustentação serem necessários. De qualquer forma, também é uma opção interessante.
Os terrenos em aclive permitem a construção de casas imponentes, que chamam a atenção pela beleza. O que ocorre porque a fachada é o ponto mais valorizado do projeto, evidenciando todo o desenho do projeto e dando a impressão de que a casa é maior. Neste tipo de construção, o escoamento para área das chuvas costuma ser melhor. A peculiaridade desse tipo de terreno é a necessidade de construir um muro de arrimo, estrutura responsável por segurar o corte de terra. Além disso, é recomendável que toda terra retirada para regular o terreno seja colocada em outra parte do lote, assim você não arcará com os custos do transporte da terra.
Já os terrenos em declive em geral abrigam casas mais discretas ao primeiro olhar, mas que reservam um interior surpreendente, com a sensação de amplitude aumentando conforme o visitante entra por elas. Neste tipo de casa, a privacidade é bem maior, pois boa parte do terreno acaba ficando escondida. Já as paredes de vidro ficam voltadas para a parte de trás do imóvel, dando vista para a área externa do próprio lote. Como a parte de trás da casa fica mais discreta, em relação à rua, é perfeito para se montar espaços de lazer de serviço. Jardins também são uma ótima opção, pois, além de dar mais vida para o espaço, a inclinação favorece a irrigação.
Ao contrário do que muitos pensam, a construção em terrenos acidentados não fica mais cara. Muitas vezes estes tipos de lotes são mais baratos e permite que seja gasto a mais no projeto aquele dinheiro que foi economizado na hora da compra. Ou seja, todos os terrenos possuem suas vantagens e desvantagens, porém, fatores como velocidade da construção, complexidade da obra, custo e valorização podem definir se seu caso pede um tipo de terreno próprio.
Com todas essas informações você já pode escolher o seu tipo de terreno e construir a sua maneira, optando por privacidade, estética ou tempo ágil na execução da obra, em caso de terreno plano. Fato é que dentre tantas possibilidades, o seu leque de criatividade deve estar aberto. Independentemente do tipo de lote que você escolher, saiba que temos para todos os gostos, com as melhores condições para a realização do seu sonho. Entre em contato conosco.