Nada melhor do que aproveitar o seu espaço e tempo livre para botar a mão na massa ou melhor, terra, para construir uma horta na sua casa! A Padrão traz dicas de como criar, do zero, um pequeno cultivo na sua casa. Leia o artigo, arregace as mangas e mãos à obra!

Fazer uma salada com o seu próprio cultivo ou temperar aquele arroz com cebolinha e manjericão que você viu crescer, não tem preço! Você precisará de um pouco de terra boa, cuidado e paciência para transformar um espaço livre em uma horta compacta e produtiva!

1º – Escolhendo o lugar
Para suas plantinhas crescerem com saúde, precisarão de sol. Duas horas de luz direta por dia é suficiente para que a maioria dos pequenos legumes desenvolvam bem. Circulação de ar também é importante, já que o vento ajuda a fortalecer os talos e galhos das plantas.

2º – Terra
Um bom substrato é garantia de nutrição para o seu cultivo caseiro. Procure usar terras mais escuras e que, de preferência, possuam húmus de minhoca – um adubo muito nutritivo e barato. A terra tem que ser macia, fofa e não muito compacta, para que a água possa fluir por todo o vaso e chegar até o fundo sem interrupções.

3º – Vasos
Você pode comprar vasos para plantar separadamente o que você preferir, ou até mesmo usar uma velha gaveta – retangular e profunda – como uma mini-horta para plantar coletivamente. Esta é uma ótima opção para economizar na compra de vasos e terra. Se sua casa tiver quintal ou acesso ao solo direto, aproveite para cultivar diretamente no chão utilizando tábuas de madeira para delimitar o tamanho da área de cultivo. Só fique atento à qualidade da terra.

4º – O que plantar
Primeiramente você deve plantar o que você mais quer! Cada espécie tem especificidades no se cuidado e a experiência de cultivo será um grande aprendizado! Couve, alface, cebolinha, manjericão, espinafre, pimenta e cenoura são exemplos de hortaliças e legumes que podem ser feitos em qualquer época do ano. Fique atento: para plantar frutas é necessário conferir a época certa para colocar a semente na terra.

5º – Como plantar
É possível plantar as sementes direto no solo molhado ou optar por uma sementeira, que serve exclusivamente para criar os pequenos brotos para depois passá-los para um vaso definitivo. Sementes e brotos amam umidade, então mantenha sempre a terra um pouquinho molhada em volta das pequenas plantinhas.

Cultivar sua própria horta é muito útil! Sem contar na vantagem de comer frutas e legumes frescos e sem agrotóxicos, um hobbie como este traz benefícios para a saúde física e mental. Ver a vida desenvolvendo a cada dia diante dos seus olhos até chegar no seu prato é uma recompensa maravilhosa que todos deveriam experimentar ao menos uma vez na vida! Então mãos à obra!

Esperamos que as dicas que trouxemos hoje sejam úteis para que você dê o primeiro passo para cultivar o seu alimento. Caso ainda esteja à procura da sua futura casa para criar a sua horta, entre em contato com a Padrão e fique por dentro das inúmeras opções que temos para realizar o seu sonho.

Ligue e fale conosco!
(37) 3331-1079