Você vai se deparar com vários desafios em sua nova casa – isso é um fato. Desde a própria escolha do lote onde será erguida até os mínimos detalhes como decoração, escolha das tomadas que combinam mais com a parede e qual será o modelo das torneiras escolhidas. Tudo isso faz parte da realização do sonho da casa própria e a Padrão traz mais um artigo para te preparar a superar os pequenos e deliciosos desafios desta nova vida.

Com as paredes já pintadas, falta pouco para o ambiente que você imaginou virar realidade. Logo mais vem a mobília, luzes, tapetes e tudo mais que irá compor a decoração interna e, com isso, também chega a hora de estender quadros, suspender uma rede na varanda, dependurar aquele violão ou instalar a prateleira dos seus livros. Nessa hora, você precisa contar com uma boa furadeira, mãos estáveis e um pouco de técnica. Confira nossas dicas:

Primeiramente você precisa escolher a furadeira certa. Os modelos mais simples são capazes de furar madeira, aço e alumínio – apresentando dificuldade na hora de perfurar concreto. Para estes a furadeira de impacto apresenta melhor performance e não deixará você na mão. Se não houver necessidade de furar concreto ou alvenaria, compre uma furadeira normal.

Com a ferramenta em mãos, leia o manual, conheça as funções de cada elemento e confira sempre a voltagem da furadeira. Feito isto, escolha o conjunto de brocas ideal para o tipo de material a ser perfurado.

• Madeira: possuem ponta afinada para centralizar o centro do furo e evitar deslizes, já que a madeira é facilmente perfurada. Podem apresentar versões com três pontas para madeiras mais densas.

• Metal: conhecidas como brocas helicoidais, possuem haste cilíndrica e corte à direita, então confira sempre o sentido da rotação em sua furadeira. Possuem a ponta da broca feita de aço e são levemente afinadas. Cortes em metais costumam esquentar e soltar serragens, então tome cuidado.

• Concreto: Sua ponta tem a forma de uma flecha chata, mais larga que o corpo da broca, para evitar que o pó resultante da perfuração trave a broca dentro do furo. São conhecidas como Brocas de Vídea, ou Widea, um nome original da Alemanha que significa “duro como diamante”. Utilizadas em furadeiras de impacto, são capazes de perfurar facilmente qualquer tipo de parede com suas pontas reforçadas com materiais ultra resistentes como o carbeto de tungstênio.

Com os equipamentos certos em mãos, está na hora de treinar.

Instale corretamente a bronca na furadeira, aproximadamente 2 a 3cm dentro do mandril e aperte bem com a chave. Com a mão esquerda, segure o corpo da furadeira com uma empunhadura firme enquanto a mão direita se prepara, também com firmeza, no gatilho. Confira a rotação da broca – a força centrífuga sempre irá jogar uma força oposta em sua mão. Este é o erro mais comum com os principiantes nesta ferramenta. Assim que se aperta o gatilho, é necessário reforçar essa firmeza nas mãos e nos braços para o furo não sair desalinhado.

Faça alguns testes segurando a furadeira no ar e depois, quando tiver a confiança, pode-se passar para o objeto a ser perfurado.

Furando na Prática

A dicas mais importante é: nunca pressione a broca de uma vez. Aperte levemente no gatilho, com as mãos bem firmes, para criar uma pequena depressão na parede ou madeira. Isso permitirá que a broca siga um furo mais reto. Vá apertando mais forte o gatilho mas nunca segure-o até o fim por muito tempo – se acostume sem pressa alguma! Se a broca ficar presa no furo, utilize o movimento reverso para retirar o pó acumulado nos vãos e liberar o orifício.

Uma excelente dica para ajudar na limpeza é colocar um papel dobrado com um adesivo embaixo do local a ser perfurado, assim toda a sujeira fica acumulada e você economiza no trabalho 😉

Gostou? A Padrão tem sempre as melhores dicas para ajudar na vida em sua casa e também os melhores lotes para erguer este sonho! Continue por dentro do nosso blog, site e redes sociais e não perca tudo que a Padrão Empreendimentos tem para você.

FACEBOOK
INSTAGRAM
WHATSAPP