Para realizar uma construção, pensar bem nos materiais que você deseja utilizar é uma tarefa fundamental. Entretanto para realizar essa analise de forma correta é necessário entender um pouco das indicações específicas para cada produto.

Os tipos de tijolos também costumam ser uma dúvida bem comum para esse meio, já que assim como para os demais materiais essa deve ser uma escolha muito bem pensada com relação ao custo benefício e a forma que você pretende utiliza-la.

Vale lembrar ainda que a escolha do tijolo é extremamente relevante para áreas como a segurança da sua construção e até mesmo o estilo do seu projeto. Dessa forma fica claro que o tipo de tijolo trará sim muitas mudanças na sua construção ou reforma.

Desse modo traremos diversas dicas para a sua construção a fim de facilitar a sua escolha com relação ao tipo de tijolo ideal que deve ser utilizado no seu projeto.

Tipos de tijolos

Sem mais delongas traremos então algumas dicas para sua construção referentes a escolha do tipo ideal de tijolo que deverá ser utilizado na sua edificação.

Tijolo Cerâmico:

Tijolo-ceramico

Este é o tipo de tijolo mais comum, que é produzido a partir da queima da argila e por possui a cor mais clara, quando for cozido, ou mais escura, quando for recozido.

Este tijolo é produzido de forma mais artesanal o que acaba resultando em pouca padronização entre as peças e dependendo da forma que você deseja utiliza-lo pode ser tornar uma desvantagem.

Este tijolo de cerâmica pode ser furado, pode ser do tipo baiano, que possui 8 furos e ranhuras que ajudam na aderência da argamassa. Pode ser do tipo laminado, que custam ser utilizados na construção de churrasqueias, e decoração devido ao seu visual, ou do tipo refratário que é mais resistente ao calor e por isso também é muito utilizado em churrasqueias ou fogões à lenha.

Tijolo Adobe:

Este é o tijolo que possui a produção mais simples, utilizando apenas terra crua, palha, fibras naturais e água. Neste método os ingredientes são moldados de forma manual e depois cozidos no sol.

Este tipo de tijolo é mais utilizado nas construções antigas e atualmente também é comum em casas ecológicas. Mas vale lembrar que esse modelo não é impermeabilizado e por isso não deve ser utilizado em locais que ficaram expostos a muita chuva.

Ele pode ser utilizado como detalhe em uma área ou parede específica da sua casa, dando um toque rústico e elegante.

Tijolo Ecológico:

O Tijolo ecológico aplica tem a sustentabilidade como seu principal diferencial. Ou seja, com a utilização desse tipo de tijolo a sua obra vai causa menos impactos ambientais, o que é muito importante, concorda?

Uma característica interessante deste tipo de tijolo é o encaixe a seco, ou seja, o encaixe de um tijolo no outro é feito com pouca ou nenhuma argamassa. Essa característica resulta em facilidade para a execução da obra, e um ambiente mais limpo e produtivo.

Tijolo de Concreto:

Esses, também muito conhecidos, são fabricados a partir de uma mistura de cimento, areia, agregado, aditivos e água. Sua principal característica e é a grande resistência.

Este tijolo é indicado para obras de maior porte, como prédios e galpões. Um ponto positivo é que possui um ótimo isolamento acústico. Já um ponto negativo é que absorbe mais umidade, o que vai exigir maior impermeabilização.

Tijolo de Vidro:

Esse é um modelo usado de forma mais decorativa, já que o seu custo é muito elevado em comparação aos demais tipos de tijolos. Vale lembrar ainda que esse modelo deixar passar até 75% da iluminação e por isso também é utilizado em ambientes que a iluminação natural precisa ser preservada.

Conclusão

Esses são apenas alguns dos modelos mais comuns de tijolos, entretanto a variedade é muito extensa e você tem total autonomia para escolher o melhor tipo de tijolo para sua construção.

Vale lembrar ainda que analisar bem é um dos pontos mais importantes antes de realizar a sua escolha, já que você precisa conhecer bem as principais características de cada modelo para realizar uma escolha segura e assertiva.